Instituições do RN tem projetos pré-aprovados pela CPB
O projeto direciona até R$ 2 milhões aos clubes, o Comitê ParalÃmpico Brasileiro (CPB) divulgou na última sexta-feira, 12, a lista com os clubes pré-aprovados no projeto Clube Formador ParalÃmpico. Três instituições do Rio Grande do Norte tiveram as propostas pré-aprovadas neste primeiro momento.

O programa tem o intuito de fomentar o esporte paralÃmpico.
(Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)
Ao todo, 28 entidades, sendo três do Rio Grande do Norte – Fundação Miriam da Câmara Leite (Parnamirim), Associação dos Deficientes Visuais do RN (ADEVIRN) e Sadef – tiveram as propostas pré-aprovadas neste primeiro momento. Agora, os representantes de cada clube serão convidados para reuniões individuais com a coordenação e membros da comissão avaliadora para a decisão final sobre o projeto apresentado.
O programa é uma parceria com a Confederação Brasileira de Clubes e tem como objetivo fortalecer o esporte paralÃmpico partindo das categorias de base. O Clube Formador vai direcionar até R$ 2 milhões aos clubes beneficiários para o desenvolvimento do paradesporto.
Aeroclube RN recebe o Estadual de Xadrez de Menores
A competição será realizada nos dias 5 e 6 de março
Em março, Natal vai sediar o Campeonato Potiguar de Xadrez de Categorias Menores de 2016. O torneio acontece nos dias 5 e 6 de março, na sede do Aeroclube do Rio Grande do Norte, localizada na Avenida Hermes Fonseca, Bairro Tirol.

Serão distribuÃdas medalhas para os 3 primeiros colocados de cada categoria. (Foto: Xadrez de macaÃba)
Segundo a Federação Norte-rio-grandense de Xadrez, a competição é oficializada junto à Confederação Brasileira de Xadrez e será disputada nas seguintes categorias sub18 (nascidos a partir de 1998), sub16 (nascidos a partir de 2000), sub14 (nascidos a partir de 2002), sub12 (nascidos a partir de 2004), sub10 (nascidos a partir de 2006) e sub 8 (nascidos a partir de 2008), além de absoluto e feminino.
O torneio será jogado pelo sistema suÃço, com auxÃlio do programa Swiss Manager, em cinco rodadas, com o ritmo entre 30 e 60 minutos para cada enxadrista, de acordo com a categoria. A definição ocorrerá por ocasião do Congresso Técnico, previsto para as 10h, do dia 5 de março.
Com relação à premiação, serão distribuÃdas medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria, e também hospedagem para os campeões, quando da realização do Campeonato Brasileiro de sua respectiva categoria.